Blog dos Sentidos

Cabelos Dicas Pluii

Química constante no cabelo pode causar danos irreversíveis

Mais uma vez viemos alertar sobre os cuidados com química demais usada nos cabelos. Seja com progressiva, tintura, relaxamento ou outro tipo de tratamento, é bom ficar o alerta: sim, meninas, infelizmente, a constância dessas sessões pode causar danos sem solução aos fios, ou seja, estragos permanentes aos cabelos!

No entanto, hoje as mulheres querem mudar o visual o tempo todo. E, com essa necessidade de mudança, acabam sempre caindo na tentação “química”. CUIDADO! Alguns perigos nas fórmulas de produtos utilizados nas colorações e progressivas podem prejudicar a vida dos fios, o couro cabeludo e principalmente a sua autoestima.

“Dois tipos de química nos cabelos podem ser muito agressivos aos fios. É importante verificar se os componentes químicos são compatíveis entre si. Por exemplo, tioglicolato de amônia e hidróxido de sódio são usados para alisar cabelo, portanto, não é aconselhado misturá-lo com luzes, reflexos e até com algumas colorações”, alerta Sandra Assis Maia, Tricologia Ortomolecular da clínica capilar Alto Stima.

Você que tá lendo esse post e tem química no cabelo deve saber: os fios ficam com aspecto de plástico e quebradiços. Pode ocorrer irritações no couro cabeludo e, até mesmo, pequenas feridas e queimaduras. “A química faz com que o cabelo perca proteínas e a resistência, alterando as fibras capilares e, consequentemente, ocorrendo a quebra dos fios”.  Ainda segundo Sandra, esses problemas acontecem pelo uso inadequado dos produtos, sensibilidade aos ativos da fórmula e pela mistura de mais de uma química ao mesmo tempo no cabelo.


DICAS PREVENTIVAS

• Antes de qualquer procedimento, leia atentamente a bula da tintura ou do produto que irá utilizar nos cabelos.

• No salão de cabeleireiro, peça para o profissional fazer o procedimento das misturas na sua frente e pergunte se existe alguma contra indicação.

• Quem faz tratamento químico no cabelo tem que hidratar os fios para mantê-los sedosos, macios e brilhantes. É necessário que faça hidratação intensa pelo menos uma vez por semana. Os condicionadores mais indicados para dar vida aos fios devem conter silicone, poliquartenium, D-pantenol e proteína.

Os óleos de argan e de abacate são os mais indicados no quesito anti-oxidação (antienvelhecimento dos fios). Eles possuem alto teor de vitamina A e vitamina E – antioxidantes e combatentes dos radicais livres. O óleo de argan ainda possui ação do ômega 3 e 9, o que permitem fixar e tratar melhor a cor dos fios tingidos.

• Não é recomendado utilizar produtos químicos em gestantes, mulheres de resguardo ou em tratamento médico. A pessoa estará sensível e a utilização desses produtos pode causar danos à saúde.

• Procure sempre um especialista em tricologia ortomolecular para verificar a saúde dos fios. Muitos procedimentos feitos em salões de beleza podem ter efeitos contrários, fazendo com que os fios se soltem facilmente do couro cabeludo. É normal cabelos caírem, mas se isso acontece em grande volume é porque existe algo errado.

“O cabelo é como uma identidade pessoal, perder ele sem estar preparada pode levar a pessoa ao desespero. Um trabalho psicológico e um tratamento capilar com um profissional especializado são essenciais para começar a mudar a autoestima”, conclui Sandra.

Escrito por Fabi Favero

Comentários

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *