Blog dos Sentidos

Dicas Pluii Rosto e corpo

Passo-a-passo: máscaras naturais para revitalizar a pele!

No passado, seus pais, tios, avós já tiravam proveito dos diversos benefícios que o meio ambiente oferece. Seja na alimentação, na saúde ou para o bem-estar, não podemos negar: a natureza é mesmo riquíssima em matérias-primas “do bem”, que podem ser úteis no nosso dia-a-dia.

Atualmente, uma área que tem pesquisado bastante sobre essas riquezas naturais, é a indústria cosmética. Vem se descobrindo que muitas dessas “maravilhas” podem ser utilizadas também em cremes, máscaras e outros produtos para a pele, cabelos, unhas, entre outros. E com resultados fantásticos!

Afinal, quem nunca fez aquele esfoliante com banana e açúcar para o rosto? Ou uma mistura de mel com iogurte natural para deixar a pele mais hidratada? “Pois saiba que aliar a ingestão desses alimentos à utilização de produtos cosméticos elaborados com seus princípios ativos é uma maneira de potencializar sua ação”, conta Joyce Rodrigues, Farmacêutica Bioquímica e Cosmetóloga, especialista no desenvolvimento de dermocosméticos e cosmecêuticos.

Alimentos do bem!
MORANGO
– Tem propriedade antienvelhecimento e ajuda a manter cabelo e unhas fortes e saudáveis.

AMORA – estimula o colágeno e combate os radicais livres, pois contém altos níveis de antocianidinas.

UVA – poderoso antioxidante, principalmente a de casca vermelha ou roxa. “Mas, para aproveitar ao máximo suas propriedades, é preciso consumir a casca, a polpa e as sementes”, ensina Joyce. “No extrato de uva, também temos leucoancianidina, um antioxidante mais poderoso que a vitamina e 30 vezes mais potente que a vitamina C”.

AMEIXA – tem grande concentração de vitamina B e é responsável por evitar problemas de pele e ajudar a fortalecer os fios do cabelo.

AÇAÍ E ROMÃ – com a presença de vitamina E, são antioxidantes e deixam a pele com aparência mais jovem, melhorando o aspecto de manchas e reduzindo as rugas faciais.

SOJA – também ajuda a prevenir rugas, devido às isoflavonas, um importante componente que age nos principais mecanismos de envelhecimento da pele.

CENOURA – por ter altas doses de vitamina A, constituinte do betacaroteno, favorece o bronzeado, além de deixar cabelos e unhas mais fortes.

Joyce ensina receitas caseiras simples para tirar proveito dos benefícios desses alimentos, como: clarear a pele, reduzir olheiras, revitalizar, combater radicais livres e muito mais:

Para clarear e reduzir a aspereza e a inflamação da pele.
1 – No liquidificador, bata algumas folhas de alface com 1/3 da cenoura e uma laranja.
2 – Coloque no rosto círculos de algodão embebidos com soro fisiológico gelado. “Essa preparação contrairá os vasos e ajudará na manutenção da circulação local”.
3 – Aplique a pasta por cima do algodão, mantendo os olhos fechados e permaneça por 20 minutos.  Enxágue e aplique filtro solar.

Poderoso antioxidante contra o envelhecimento
1 – Bata no liquidificador, com água se necessário, um pedaço de beterraba, 2 morangos e 1 framboesa.
2 – Aplique no rosto como uma máscara. Deixe agir por 20 minutos e enxágue.

Para diminuir as olheiras
1 – Faça compressas com água de coco gelada na região dos olhos, por cerca de 20 minutos, todas as noites. “A água de coco é rica em minerais, promove a revitalização cutânea e, quando utilizada gelada, ajuda a diminuir as olheiras”.

Previne rugas
1 – Bata no liquidificador amoras com suco de laranja.
2 – Aplique essa máscara no rosto por 20 minutos e retire com água.
“A alta concentração de vitamina C da receita dá à mistura um grande poder antioxidante, prevenindo rugas e o envelhecimento precoce”.

Depois de aplicar qualquer dessas receitas, é fundamental utilizar sempre o filtro solar, finaliza Joyce.

Escrito por Fabi Favero

Comentários

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *