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Técnicas que evitam o desperdício de alimento

O prejuízo com o desperdício de alimento no mundo já chega a 1,3 bilhão de toneladas ao ano, segundo estudo publicado em setembro pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). A falta de cuidado na preparação dos alimentos traz danos às economias dos países, além de impactos significativos nos recursos naturais, como água, solo e biodiversidade. Quer mais motivos para você se conscientizar e aprender técnicas de reaproveitamento?

Por isso, o curso de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul listou algumas dicas para evitar o desperdício no preparo da sua comida. Anota porque só tem dica boa!

Como diminuir o desperdício e 3 passos
1) Algumas partes dos alimentos – que muitas vezes você joga fora –  podem e devem ser utilizadas, já que possuem alto nível nutricional. Alguns exemplos são: folhas de cenoura, beterraba, couve-flor e hortelã, cascas de laranja, goiaba, maçã, banana, batata inglesa, talos de brócolis e sementes de melão, jaca e abóbora.

2) Após ter aproveitado o alimento da melhor forma possível, a sobra não comestível ainda pode ser encaminhada às usinas de compostagem. “Elas transformam esses restos em adubo para hortas e jardins”, conta Maria Lucia Perrella, professora da Universidade Cruzeiro do Sul.

3) Cozinhar a vapor reduz a perda de nutrientes, realça a aparência e economiza gás. Além disso, não aumenta o valor calórico dos alimentos, pois não há a necessidade do uso de óleos ou outros tipos de gorduras.


Outras condutas que devem ser adotadas:
- Utilizar os utensílios adequados na preparação de alimentos;
- Armazenar os produtos em locais limpos e em temperaturas ideais;
- Preparar somente o que for consumir;
- Controlar a água utilizada;
- Não descongelar alimentos em água corrente;
- Descartar o óleo de fritura para a reciclagem;

Receita sustentável
A clínica de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul elaborou também uma receita com 100% de aproveitamento dos alimentos. Olha só que bacana:

Biscoitinhos de casca de goiaba

Ingredientes:
2 unidades (cascas) de goiaba (80 g)
3 xícaras de chá de farinha de trigo (330 g)
1 xícara de chá de açúcar (138 g)
3 colheres de sopa de margarina (75 g)

Modo de Preparo:
1. Pique a casca em tirinhas e reserve.
2. Em uma vasilha, misture a farinha, o açúcar e a margarina. Amasse até formar uma massa homogênea. Misture as casquinhas picadas. Molde os biscoitinhos em formato arredondado e leve para assar em forno médio pré-aquecido até dourar.

Escrito por Fabi Favero

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